quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Gaiola de Faraday


A gaiola de Faraday pode ser considerado um exemplo de condutibilidade elétrica, além de ser um dos mais interessantes experimentos da física.
A gaiola de Faraday Foi criada pelo Inglês Michael Faraday, no século XIX. No experimento de Faraday utilizou uma gaiola metálica, colocou uma cadeira de madeira no centro (um material isolante elétrico) e sentou-se, deu-se uma descarga elétrica, e nada aconteceu a ele, provando que um corpo dentro da gaiola poderia permanecer lá, isolado e sem levar nenhuma descarga elétrica.



Isso pode ser explicado com as 2 leis de Faraday
1ª lei de Faraday - Nos condutores em equilíbrio a eletricidade é distribuída apenas na superfície externa; no seu interior não há traço de eletricidade.
2ª lei de Faraday - No equilíbrio elétrico a força elétrica no interior dos condutores completamente fechados e desprovidos de corpos eletrizados é nula.
No experimento de Faraday, os “raios” elétricos entram em contato com a gaiola metálica, com isso, a eletricidade é distribuída por sua superfície externa da mesma. A reação do raio torna o campo eletromagnético dentro da gaiola nulo, desviando para a Terra a corrente gerada.
Reza a lenda que, quando Faraday revelou a sua descoberta à comunidade científica da época, os seus colegas zombaram da sua teoria. Faraday, que tinha se tornado pai, naquela mesma época, para provar as suas teorias, ele pegou no seu filho e colocou-o dentro de uma gaiola metálica. Diante das autoridades científicas,Faraday ligou um autotransformador, próximo da gaiola aterrada. Após elevar a tensão para milhares de Volts, várias descargas (raios) atingiram a gaiola. Quando o transformador foi desligado, retirou o seu filho ileso da gaiola, para espanto de todos.
FONTES: http://www.npdbrasil.com.br/portugues/curioso/faraday.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaiola_de_Faraday http://www.igeduca.com.br/artigos/desvendamos-misterios/gaiola-de-faraday-o-que-e-isso.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário